Caieiras

Conheça a nossa cidade

História de Caieiras
A história de Caieiras surgiu no século XIX quando o Cel. Antônio Proost Rodovalho, comprou uma fazenda ao longo do Rio Juqueri-Guaçu, nas proximidades de onde formou-se a cidade de Caieiras. A existência em abundância de um importante mineral próprio para a fabricação da cal. O Coronel Proost Rodovalho que era conhecido por seu empreendedorismo no comércio, agricultura e nas instituições financeiras, por volta de 1877 mandou construir dois fornos, passou a produzir a Cal e transporta-la em lombos de mulas até a estação ferroviária de Perus - Ferrovia The São Paulo Railway Company Limited, conhecida na época apenas por "Inglesa".

Origem do nome
Os fornos de cal foram inspiração para a denominação - Caieiras e surgiu em 1883, com a implantação da Estação Ferroviária da cidade. Era costume utilizar as características do lugar onde a ferrovia seria implantada para sua denominação. Esse produto tinha grande valor no país, que preanunciava um crescimento intenso da industrialização na virada do século, exigindo matéria prima para a construção civil.

Atual Prefeito
Gilmar Soares Vicente, mais conhecido como ‘Lagoinha’, tem 35 anos, filho do saudoso vereador José Vicente Filho, o ‘Lagoa’, e Nanete Soares Vicente, nasceu aos 2 de maio de 1983, no jardim dos Eucaliptos em Caieiras. É formado em Gestão Pública, foi eleito e reeleito vereador, tornando-se o mais votado da história de Caieiras com 2.559 votos. No exercício dos mandatos, configurou-se como um vereador muito atuante, gerando milhares de Indicações e propondo Projetos de Leis que beneficiaram a população de uma forma indiscutível. O Poupatempo, por exemplo, é uma de suas principais conquistas enquanto parlamentar. Elegeu-se prefeito da cidade de Caieiras em 15 de novembro de 2020 pelo MDB, obtendo com 22.616 votos, sob o compromisso de mudar os rumos do município, lutar pela dignidade humana e resgatar o orgulho daqueles que são caieirenses.

Dados Geográficos

Altitude 721,268 metros acima do nível do mar
Latitude sul 23º 20'
Longitude W-Gr 46º 44'
Área total 104 km2

 

Apresenta clima médio temperado e inverno seco. O solo caieirense é do tipo argiloso-silicoso, irregular, onde se elevam as serras da Cantareira e Ajuá em inúmeros morros. Entre eles, destacam-se os morros do Cabelo Branco e do Tico-Tico.

Divisas Municipais
O município de Caieiras apresenta ao seu redor os seguintes limites, conforme documentos geográficos:

Norte: Franco da Rocha
Sul: São Paulo
Leste: Mairiporã
Oeste: Cajamar



Brasão e Bandeira