Caieiras
História de Caieiras

A história de Caieiras surgiu no século XIX quando o Cel. Antônio Proost Rodovalho, comprou uma fazenda ao longo do Rio Juqueri-Guaçu, nas proximidades de onde formou-se a cidade de Caieiras. A existência em abundância de um importante mineral próprio para a fabricação da cal. O Coronel Proost Rodovalho que era conhecido por seu empreendedorismo no comércio, agricultura e nas instituições financeiras, por volta de 1877 mandou construir dois fornos, passou a produzir a Cal e transporta-la em lombos de mulas até a estação ferroviária de Perus - Ferrovia The São Paulo Railway Company Limited, conhecida na época apenas por "Inglesa".

Origem do nome

Os fornos de cal foram inspiração para a denominação - Caieiras e surgiu em 1883, com a implantação da Estação Ferroviária da cidade. Era costume utilizar as características do lugar onde a ferrovia seria implantada para sua denominação.

Esse produto tinha grande valor no país, que preanunciava um crescimento intenso da industrialização na virada do século, exigindo matéria prima para a construção civil.

Atual Prefeito

O prefeito da cidade de Caieiras, Dr. Roberto Hamamoto é natural de Marília, interior de São Paulo. Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, Hamamoto atuou como médico por 25 anos no Hospital Regional de Caieiras. Em 2001 elegeu-se o vereador mais votado de Caieiras. Em seu primeiro mandato lutou pela saúde e conseguiu que seu projeto de convênio com a EMED fosse concretizado, garantindo às mulheres da cidade realizarem partos e cesárias em Caieiras.

Em 2005, novamente Dr. Roberto Hamamoto foi reeleito pelo povo o vereador o mais votado da cidade, comprovando sua credibilidade junto ao povo caieirense.

Candidato a deputado estadual em 2006, Hamamoto teve 28 mil votos, sendo 16 mil somente de Caieiras.

Em 2009, Dr. Roberto Hamamoto (DEM) elegeu prefeito da cidade de Caieiras com 20.992 votos, tendo como vice-prefeito o ex-vereador Gersinho Romero.

Em 2013, Dr. Roberto Hamamoto (DEM) foi reeleito prefeito da cidade de Caieiras com 18.523 votos, tendo ainda como vice-prefeito o ex-vereador Gersinho Romero.

Dados Geográficos

Altitude 721,268 metros acima do nível do mar
Latitude sul 23º 20'
Longitude W-Gr 46º 44'
Área total 104 km2

Apresenta clima médio temperado e inverno seco. O solo caieirense é do tipo argiloso-silicoso, irregular, onde se elevam as serras da Cantareira e Ajuá em inúmeros morros. Entre eles, destacam-se os morros do Cabelo Branco e do Tico-Tico.

Divisas Municipais

O município de Caieiras apresenta ao seu redor os seguintes limites, conforme documentos geográficos:

Norte: Franco da Rocha
Sul: São Paulo
Leste: Mairiporã
Oeste: Cajamar



Brasão e Bandeira