Notícias
Eudes Meira ponta para a implantação de uma Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência em Caieiras
Uma delegacia que atende pessoas com diferentes graus de deficiência e que mantém um centro de apoio para, se necessário, encaminhar quem a procura para serviços públicos especializados. Essa é a ideia suscitada por conta do vereador Eudes Meira, autor da Indicação 1749/2019, levada a plenário na sessão ordinária de 16 de outubro. O vereador crê que o prefeito Gersinho Romero dará andamento de sua reivindicação, acionando os órgãos competentes, no Estado, com vistas a tal possibilidade.

“Além do tratamento policial, um trabalho assistencial associado à rede pública de assistência. Essa A Delegacia de Polícia opera com um sistema diferenciado, ao manter uma equipe mista de policiais e um Centro de Apoio Integrado composto por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, intérpretes de Libras e sociólogos. Será de grande importância essa conquista”, sugere.

Eudes, que contou com o apoio do colega Alemão da Barroca, assinando a sua Indicação, recorda que instalado, o órgão atende muitas pessoas com deficiência auditiva, que procuram a delegacia não apenas para registrar boletins de ocorrência, mas para pedir ajuda para traduzir um texto ou ler uma carta que receberam, por exemplo.

Segundo informações complementares, a maior parte das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo apresentam deficiência física (45,7%), seguidas por pessoas com deficiência intelectual (23%) e deficiência auditiva (13,2%).

Mas a delegacia especializada atende um maior número de pessoas com deficiência auditiva. As principais denúncias estão relacionadas a ocorrências de furto (11,6%), ameaça (11,5%), roubo (11,3%) e lesão corporal (8,5%).